22/07/2023 às 00:53

Fazer ou não fazer o aniversário infantil de 1 ano?

11
4min de leitura

Que nunca se questionou sobre o aniversário infantil de um ano do filho? 

Frases como “para que fazer festa?”, “vai jogar dinheiro fora”, “a criança nem entende, nem vai lembrar”, e “a festa é para os adultos” são as mais ouvidas pelas mamães e papais, principalmente os de primeira viagem.

O primeiro aniversário do bebê, é repleto de novidades, aprendizado, conquistas e desafios. A decisão de fazer ou não a primeira festa infantil deve ser tomada com muito carinho, afinal é um momento que não volta mais.

Durante meus anos como fotógrafa, já atendi muitos pais com dúvidas sobre a festa de 1 ano. Assim como, já vi muitos que se arrependeram por desistirem dela. Por isso, quero dividir com vocês um pouco da minha percepção e dos relatos que já ouvi de outras mamães e papais. Quem sabe não te ajudo a fazer a melhor escolha.

A criança não aproveita a festa e não vai lembrar de nada

Comemorar o primeiro ano é mais do que uma simples festa. É um momento de dividir com a família e os amigos as alegrias desse primeiro ano com um bebê novo em casa. Seu filho com certeza não vai se lembrar desse aniversário, mas vocês podem sim se divertir muito juntos e terão lindas fotos para recordar quando ele ficar mais velho.

Comemorem o primeiro ano de vocês como pais

O primeiro aniversário infantil não é apenas a celebração de um ano do nascimento da criança, mas sim do nascimento de uma nova mãe e um novo pai. E isso é motivo de sobra para uma grande comemoração. Quantos desafios, medos e inseguranças vocês não superaram esse ano e o quanto não evoluíram como pessoas?

Não tenho muito dinheiro para fazer uma festa

Quem disse que precisa de muito dinheiro? Existem inúmeras formas de baratear os custos de uma festa de 1 ano. Por ser uma festa pensada pelos pais, a criança ainda não manifesta o desejo dela, é possível optar por uma comemoração menor, mais modesta e mesmo assim deliciosa.

Não existe a necessidade de contratar um buffet, uma mega decoração, inúmeros brinquedos e aquela variedade de comidas e bebidas. Um almoço em família, com alguns bons amigos reunidos e uma mesa decorada por você mesmo com o tema que seu filho mais gosta já virou uma linda recordação de um dia tão especial.

Organize a festa com antecedência

Quanto mais tempo você tiver para organizar o aniversário infantil, mais fácil e barato ficará essa comemoração. Com antecedência é possível pesquisar, negociar preço, parcelar e escolher tudo com calma sem estourar o orçamento.

Cuidado com a lista de convidados

Você não precisa convidar a família que você nem conhece, todos os funcionários da empresa ou todos os vizinhos do bairro. O momento é muito especial e íntimo. Escolha dividir esse dia com pessoas que realmente fazem parte da sua vida e são importantes para a sua família.

Organize a festa com antecedência

Quanto mais tempo você tiver para organizar o aniversário infantil, mais fácil e barato ficará essa comemoração. Com antecedência é possível pesquisar, negociar preço, parcelar e escolher tudo com calma sem estourar o orçamento.

Cuidado com a lista de convidados

Você não precisa convidar a família inteira, todos os funcionários da empresa ou todos os vizinhos do bairro. O momento é muito especial e íntimo. Escolha dividir esse dia com pessoas que realmente fazem parte da sua vida e são importantes para a sua família.

Escolha o local da festa que mais combina com você

aniversário infantil não tem que ser feito em um lugar específico. Escolha o que for melhor para você e para seu bolso. Você pode fazer a festa em casa, no salão do prédio, na casa dos avós, na casa de campo ou de praia, no buffet e até mesmo em algum parque.

Comes e bebes

É claro que é fundamental ter comida e bebida boa e suficiente para o número de convidados. Essa é uma conta que não pode dar errado. Porém, da mesma forma que não existe regra para o local da festa, o mesmo é válido para os comes e bebes.

Você pode optar por salgados/doces e bolo, por rodízio de pizza, almoço com churrasco, crepes e até mesmo um piquenique.

Decoração temática

Os temas de personagens de desenhos e filmes estão sempre em alta e são os mais procurados, mas existe uma tendência, principalmente para o aniversário infantil de 1 ano, de fazer uma decoração diferente e mais genérica. Você pode optar por temas como fazendinha, natureza, praia, festa do pijama, festa na piscina e utilizar brinquedos da própria criança e bexigas coloridas na decoração.

Ideias para comemorar o primeiro aniversário de um aninho do seu filho tem de monte, assim como motivos para celebrar essa data. O que importa é vocês mamães e papais escolherem o caminho que deixará vocês mais felizes e realizados.

22 Jul 2023

Fazer ou não fazer o aniversário infantil de 1 ano?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp